Seria uma lista infinita se eu fosse mencionar a quantidade de mulheres que contribuíram e contribuem até hoje para o Jazz, essa lista é de mulheres instrumentistas, estas que ganharam menos destaque que as cantoras. Como eu disse seria uma lista infinita, então fiz uma lista com algumas delas, sendo que todas mereciam ser reconhecidas pela sociedade, são mulheres fantásticas que driblaram o preconceito e mostraram que são tão capazes quanto os homens, divinas em tudo o que fazem, aqui vai algumas delas:
Lovie Austin - (19 de setembro de 1887 - 10 de julho de 1972) foi uma americana , músicista, compositora , arranjadora e durante a década de 1920 de blues clássico. Ela e Lil Hardin Armstrong são muitas vezes classificadas como duis das melhores pianistas de Jazz, Blues da época. Mary Lou Williams citou Austin como sua maior influência.
Nascida Cora Calhoun em Chattanooga, Tennessee , estudou teoria musical na Universidade Roger Williams e Knoxville College, em Nashville, Tennessee . Em 1923, Lovie Austin decidiu mudar-se para Chicago, e ela viveu e trabalhou lá pelo resto de sua vida. A cômoda de fantasia e uma pessoa muito querida, ela foi muitas vezes vista de corrida ao redor da cidade em seu Bearcat Stutz com estofados em pele de leopardo, vestida até os dentes. Seu início de carreira foi no vaudeville , onde desempenhou o piano e tocou em atos de variedades. Acompanhada dos cantores de blues era de Lovie o destaque, e pode ser ouvida em gravações por Ma Rainey (Moonshine blues), Ida Cox ("Wild Women Don't Have the Blues"), Ethel Waters ("Craving Blues") e Alberta Hunter ("Sad 'n' Lonely Blues"). Ela liderou sua própria banda, the Blues Serenaders, que normalmente incluía os trompetistas Tommy Ladnier , Bob Shoffner , Natty Dominique , ou Shirley argila na corneta, Kid Ory ou Albert Wynn no trombone, e Jimmy O'Bryant ou Johnny Dodds no clarinete, juntamente com banjo e bateria ocasionais. Austin trabalhou com muitos outros músicos de jazz do topo da década de 1920, incluindo Louis Armstrong. AS habilidades de Austin como compositor pode ser ouvido nos clássicos " baixo azuis Hearted ", uma canção que ela co-escreveu com Alberta Hunter. Cantor Bessie Smith transformou a canção em um hit em 1923. Austin também foi uma músicista de sessão para a Paramount Records .
Quando a mania de blues clássico começou a definhar em 1930, Austin estabeleceu no cargo de diretora musical do Teatro Monogram , em 3453 South State Street, em Chicago. Ela trabalhou lá por 20 anos. Após a II Guerra Mundial, tornou-se uma pianista de Dança na Escola de Jimmy Payne na Penthouse Studios, e tocou e gravou ocasionalmente.
Em 1961, ela gravou com Alberta Hunter com Lovie Serenaders blues de Austin , como parte de Riverside série Legends Living 's. Músicas de Austin incluído " Sweet Georgia Brown "," C Jam Blues "e" Gallon Stomp ".
Austin morreu em 10 de julho de 1972, em Chicago .
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Emma Barrett - "Sweet Emma" Barrett (New Orleans , Louisiana - 25 de Março de 1897 - 28 de janeiro de 1983) foi uma pianista de jazz autodidata e cantora , que trabalhou com a Orquestra Tuxedo Original entre 1923 e 1936, pela primeira vez sob Papa Celestin , em seguida, William Ridgely. Também ativa com Armand Piron , John Robichaux , e Sidney Desvigne , Sweet Emma Barrett estava no auge no início da década de 1960 e tornou-se uma figura emblemática com a Preservation Hall Jazz Band .
Em 1947, ela aceitou um emprego estável em um local de clube , Happy Landing , mas foi em 1961 sua gravação de estreia, com o seu próprio álbum no Riverside Registros New Orleans: The Living Legends série, que trouxe o reconhecimento do outro lado do Crescent City . De acordo com o encarte do álbum, estes eram sua primeira gravação de performances como vocalista, a maioria das canções do álbum foram instrumentais.
Ela foi apelidada de Bell Gal porque ela usava um gorro vermelho e ligas com sinos de Natal que tilintavam no tempo com sua música. Ela foi destaque na capa da revista Glamour e escrito em publicações sobre ambos os lados do Atlântico . Quando a Preservation Hall Jazz Band ela começou a "pegar a estrada" , ela tomou na International Tours . Barrett saiu em turnê nos Estados Unidos, bem como, incluindo um período na Disneyland , em 1963.
Apesar da exposição popular, que recebeu em shows e apresentações no exterior, Barrett continuou a sentir-se mais confortável em sua terra natal, New Orleans, especialmente o Bairro Francês . Em 1963, em seu álbum The Bell Gal And Her Dixieland Boys Music , Barrett canta em quatro das oito músicas e dirige dois grupos sobrepostos. Enquanto ela se juntou ao tocador de banjo Emanuel Sayles , o baixista Placide Adams e o baterista Paul Barbarin , quatro canções com o trompetista Alvin Alcorn , o trombonista Jim Robinson e o clarinetista Luís Cottrell, Jr. , enquanto os restantes têm o trompetista Don Albert , o trombonista Sapo Joseph e o clarinetista Raymond Burke . No geral, este conjunto dá aos ouvintes uma boa amostragem do som de New Orleans jazz por volta de 1963 e é uma das poucas gravações de Barrett na sua maioria sem os membros regulares do que se tornaria a Preservation Hall Jazz Band (Robinson e Sayles exceção). O conjunto orientado interpretações de tais números como " Big Butter and Egg Man "," Bogalusa Strut "e" "Take Me Out to the Ball Game" são renderizados com diversão e alegria.
The Preservation Hall Jazz Band fez uma breve aparição no filme de 1965, The Cincinnati Kid , que contou com Barrett como vocalista e pianista da banda e incluiu um close-up dela.
Em 1967, ela sofreu um derrame que paralisou o lado esquerdo, mas ela continuou a trabalhar e, ocasionalmente a gravar, até sua morte em 1983.
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Lil Hardin Armstrong - (3 de fevereiro de 1898 - 27 de agosto de 1971) foi uma pianista de jazz, compositora , arranjadora , cantora e líder da banda , e a segunda esposa de Louis Armstrong , com quem colaborou em muitas gravações na década de 1920.
Das composições de Hardin incluem "Struttin' With Some Barbecue", "Don't Jive Me", "Two Deuces", "Knee Drops", "Doin' the Suzie-Q", "Just For a Thrill" (que se tornou um grande sucesso quando revivido por Ray Charles em 1959), "Joint Clipe" e " Bad Boy "(um hit de Ringo Starr em 1978), sua composição "Oriental Swing" foi amostrado fortemente para criar Parov Stelar 's 2012 retro-canção "Booty Swing", que por sua vez ganhou notoriedade quando foi usado em um comercial da Chevrolet em 2013.
No final dos anos 1940 e início dos anos 1950, Hardin trabalhou principalmente como solista cantando e tocando piano. No final de 1940, ela decidiu deixar a música e se tornar uma alfaiate, então ela fez um curso de alfaiataria. Seu projeto de graduação foi fazer um smoking para Louis. Foi bem visível em uma festa cocktail New York, ela jogou para anunciar o seu novo campo de trabalho. "Eles olharam para o smoking de Louis e todas as outras coisas que eu tinha feito e eles ficaram muito impressionados", ela recordou, "mas então alguém me pediu para tocar o piano. Foi quando eu soube que eu nunca seria capaz de deixar a música ". Louis usava o smoking de Hardin e ela continuou a adaptar, mas apenas como uma linha lateral e, em seguida, apenas para os amigos. Suas camisetas, que os amigos receberam em presentes de aniversários, orgulhosamente deu uma etiqueta com o nome de sua mãe, "Decie", e abaixo disso ", feitas à mão por Lil Armstrong."
Hardin, eventualmente, voltou a Chicago e da casa em East 41st Street. Ela também fez uma viagem para a Europa e teve um breve caso de amor na França, mas, principalmente, ela trabalhou em torno de Chicago, muitas vezes com colegas de Chicago. Colaboradores incluído Saunders Red , Joe Williams , Oscar Brown, Jr. , e Little Brother Montgomery .
Na década de 1950, Hardin gravou uma narrativa biográfica para Riverside Bill Grauer, que foi emitido em forma de LP. Ela voltaria a aparecer no rótulo que, em 1961, participando de sua "Chicago: The Living Legends" projeto como acompanhante para Alberta Hunter e líder de sua própria big band apressadamente montada. Naquela época, os pianistas vivos favoritos eram Thelonious Monk e Billy Taylor , o que ajuda a explicar por que, quando o produtor de Riverside Chris Albertson se aproximou dela para saber sobre essas gravações, sua reação imediata foi: "Quem vai ouvir essas coisas de idade?" As gravações de Riverside levou à sua inclusão em uma estrela-studded 1961 NBC rede especial , "Chicago e All That Jazz", e um álbum de follow-up lançado pela Verve Registros logomarca. Em 1962, Hardin começou a escrever sua autobiografia, em colaboração com Albertson, mas ela tinha segundas intenções quando ela percebeu que esse livro não poderia ser feito corretamente sem incluir material que possa frustrar Louis Armstrong, de modo que o projeto foi arquivado com apenas cinco capítulos escritos . Em 1969, Hardin disse a um professor da Universidade de Alabama que queria trabalhar no livro sozinho e auto-publicá-lo.
Quando Armstrong morreu, em 1971, Hardin ficou profundamente abalada pela perda. Ela viajou para Nova York para o funeral e andava no carro da família. "Eu acho que Louis teria encontrado uma maneira de voltar para mim se eu não tivesse colocado Hardin no carro", sua viúva, Lucille, disse a Albertson. Voltando a Chicago, Hardin sentiu que o trabalho em sua autobiografia, agora podia continuar , mas no mês seguinte, a realização de um concerto memorial televisionado para Louis, Lil Hardin Armstrong caiu no piano. Ela morreu uma hora depois, aos 73 anos. Na sequência do seu funeral, as cartas e o manuscrito inacabado de sua autobiografia desapareceu de sua casa.
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Valaida Snow - (2 de junho de 1904 - 30 de maio de 1956) foi uma Africana-Americana instrumentista do jazz.
Ela nasceu em Chattanooga , Tennessee . Ela aprendeu a tocar violoncelo , baixo , banjo , violino , bandolim , harpa , acordeão , clarinete , trompete e saxofone em níveis profissionais no momento em que ela tinha 15 anos. Ela também cantou e dançou.
Depois de focar a trombeta, ela rapidamente se tornou tão famosa no instrumento que ela foi nomeada "Little Louis" depois de Louis Armstrong , que costumava chamá-la segunda melhor trompetista de jazz do mundo, além de si mesmo. Ela interpretou concertos em todo o EUA, Europa e China . De 1926-1929 ela excursionou com Serenaders de Jack Carter, em Xangai , Cingapura , Calcutá e Jacarta .
Seu período de maior sucesso foi em 1930, quando ela se tornou o brinde de Londres e Paris . Por essa época gravou o seu hit "High Hat, Trumpet, and Rhythm". Ela se apresentou no Ethel Waters show de Rhapsody In Black , em Nova York. Em meados da década de 1930, ela fez filmes com o marido, Ananias Berry, da Berry Irmãos trupe de dança. Depois de tocar em Nova York Teatro Apollo , ela revisitou a Europa eo Extremo Oriente para mais shows e filmes.
Snow tornou-se viciada em morfina mais tarde em sua carreira. Enquanto visitava através Dinamarca em 1941, ela foi presa pelo nazistas e, provavelmente, mantida a Vestre Fængsel , uma prisão dinamarquesa em Copenhaga, contruída pelos nazistas, antes de ser libertada em uma troca de prisioneiros maio 1942. De acordo com o historiador de jazz Scott Yanow ", ela nunca se recuperou emocionalmente da experiência". Mais tarde, ela se casou com Earl Edwards . Na década de 1950, ela foi incapaz de recuperar seu antigo sucesso.
Valaida Snow morreu de hemorragia cerebral em 30 de maio de 1956, em Nova York , nos bastidores, durante uma apresentação no Palace Theater .
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Mary Lou Williams - Nascida Mary Elfrieda Winn ( Atlanta, Geórgia - 8 de maio de 1910 — 28 de maio de 1981) foi uma compositora, arranjadora e pianista de jazz estadunidense. Williams é autora de centenas de composições e arranjos, arranjando para Duke Ellington, Benny Goodman além de ser amiga e mentora de Thelonius Monk, Charlie Parker, Miles Davis, Tadd Dameron e outros.
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Vi Burnside - (E.U.A - 19 abril de 1915 - ?) Uma excelente saxofonista tenor, Burnside tocou em uma banda só de mulheres liderado por Bill Baldwin antes de ingressar no Internacional Sweethearts of Rhythm quando Jesse Stone reorganizou a banda no início dos anos 40. Com a Sweethearts ela excursionou pela Europa, tocando para militares americanos e no final da década de 40 ela ficou quando o Sweethearts se dissoveu para reformar sob a liderança de Anna Mae Winburn. Durante o final dos anos 40 e início dos 50 Burnside também levou o seu próprio quinteto que contou com as tocadoras de trompete Norma Carson e Flo Dreyer. Uma musicista de condução com um tom forte ofegante, Burnside foi um dos melhores solistas que o Sweethearts tinha. Se ela fosse dessa geração haveria pouca dúvida de que ela teria sido aclamada como uma verdadeira saxofonista de classe mundial.
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Billie Rogers - (nascida Zelda Louise Smith (North Plains, Oregon - 31 maio de 1917 - 1962 ) é um americana trompetista de jazz e cantora, que era um membro da seção de trombeta e contou com solista com Woody Herman 1941-1943. Ela liderou sua própria banda em 1943, depois no final do mesmo ano, juntou-se a Jerry Wald band e permaneceu como membro até outubro de 1945, quando ela saiu para formar o seu próprio sexteto. Rogers é creditada como sendo a primeira mulher a ocupar uma posição de destaque em uma grande orquestra de jazz. Rogers compartilhou a distinção como uma pioneiro feminino trompetista de jazz com Valaida Snow .
Woody Herman Rogers a descobriu em agosto de 1941. Depois que sua banda havia acabado a noite no Palladium Ballroom Cafe, em Hollywood, Herman tinha ido a um pequeno clube noturno de Los Angeles, onde Rogers foi cantando e tocando trompete. Impressionado, ele pediu para uma introdução. Sammy Cahn , o compositor, fez as honras da casa e, em poucos minutos, Herman contratou para ser um membro de seu "Blues on Parade" banda. Ela fez sua estréia com a banda de Woody na Sala Panther de Chicago Sherman Hotel.
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Melba Liston - Doretta Melba Liston (13 de janeiro de 1926 - 23 de abril de 1999) foi uma americana instrumentista de jazz (trombone, composições, arranjos musicais). Suas colaborações com o pianista / compositor Randy Weston , começando na década de 1960, são amplamente reconhecidos como clássicos do jazz.
O estilo musical de Liston reflete bebop e sensibilidades pós-bop, não é surpreendente dada suas passagens trabalhar com essas grandes figuras da BdP como Dexter Gordon, Dizzy Gillespie e Art Blakey. Mesmo em sua obra gravada mais cedo - como "Mischievous Lady, de Gordon uma homenagem a ela - seus solos mostram uma mistura apropriada de improvisação motívica e linear, embora eles parecem fazer menos uso de harmonias estendidas e alterações. Seu solo bem conhecido na versão de Dizzy Gillespie de Debussy 's "My Reverie" mostra o seu forte senso de lirismo, como bem.
Seus arranjos, especialmente aqueles com Weston, mostram uma flexibilidade constante que transcende a sua educação musical na década de 1940 bebop, seja trabalhando nos estilos de balanço, pós-bop, músicas africanas, ou mesmo Motown. Seu forte comando de gestos rítmicos, sulcos, e polirritmia é particularmente notável (mais uma vez, como ilustrado especialmente em Afrika Uhuru e Highlife ). Suas partes instrumentais demonstram um uso ativo das possibilidades harmônicas, embora seus arranjos sugerem interesse relativamente moderada nas explorações de ensembles de free jazz, eles certamente usar um vocabulário alargado tonal, rica em alterados aberturas harmônicas, em camadas de espessura, e dissonância. Seu trabalho ao longo de sua carreira tem sido bem recebido pela crítica e público.
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Carla Bley - nascida Carla Borg, (Oakland, 11 de maio de 1936) é uma pianista de jazz, compositora e organista estadunidense. Começou a estudar música com seu pai, um professor de piano e organista de igreja, mas teve aulas por pouco tempo e a maior parte de sua formação foi como autodidata.
Em 1957 casou-se com o pianista canadense Paul Bley, que a encorajou a compor.
Juntamente com o seu segundo marido, o trompetista Mike Mantler, liderou a Jazz Composers' Guild Orchestra, depois conhecida simplesmente com Jazz Composers' Orchestra e, em 1966, Bley e Mantler fundaram a Jazz Composers' Orchestra Association (JCOA), nos moldes da extinta Guild. Tocou também com Pharoah Sanders e Charles Moffett.
Em 1969, Bley compôs e fez arranjos para a Liberation Music Orchestra de Charlie Haden. Em 1971 conclui sua ópera Escalator Over The Hill, para uma orquestra que incluía Jack Bruce, Don Cherry, Linda Ronstadt, Gato Barbieri, John McLaughlin, Dewey Redman e Charlie Haden, entre outros. Criada com elementos de jazz, rock e world music, ganhou o prêmio francês mais renomado, o Disque de Jazz em 1973.
Nos anos seguintes, Carla foi convidada a compor música clássica, ela tocou na Jack Bruce Band, formou grupos próprios, big bands, e tem se apresentado com o baixista Steve Swallow e o saxofonista Andy Sheppard. Seus trabalhos têm sido requisitados tanto pelos músicos clássicos e de jazz.
Fonte de pesquisa: https://pt.wikipedia.org/
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