Ana Popović (nascida em 13 de maio de 1976 em Belgrado, Sérvia) é uma cantora e guitarrista de Blues.
Popovic nasceu em 1976, em Belgrado, Sérivia . Seu pai a apresentou para o blues e ela começou a tocar guitarra quando tinha quinze anos.
Ana Popovic
Ana Popovic
Ana Popovic
Em 1995, ela formou a banda Hush com Rade Popović (guitarra e vocal), Milan Saric (guitarra baixo) e Bojan Ivković (bateria). Hush realizava um rhythm and blues , mas também incorporou elementos de funk e soul em seu som . A banda teve sua primeira apresentação no clube Vox em Belgrado. Durante 1996, o Hush realizou através FR Iugoslávia , também atuando na Grécia . Graças ao seu desempenho no Marsoni Blues Festival, em Senta , Hush recebeu o convite para realizar na Fifth International Blues, Jazz, Rock e Festival Gastronômico na Hungria . A parte de seu desempenho foi lançado em um álbum ao vivo que contou com gravações do festival. Em 1996, Popović tocou slide guitar em Piloti álbum Dan koji prolazi zauvek ( The Day that Is Passing Forever).
Ana Popovic
Ana Popovic
Ao longo de 1998, Hush teve mais de 100 apresentações, tocando em clubes de blues e festivais de blues. Durante o mesmo ano, eles lançaram seu álbum de estréia, Hometown , através PGP-RTS . O álbum foi produzido por Aleksandar Radosavljević, e Vojno Dizdar ( piano elétrico e órgão Hammond ), Petar "Pera Joe" Miladinović ( gaita ), Aleksandar Tomić ( saxofone tenor ) e Predrag Krstić ( trompete ) como convidados. Além de músicas próprias da banda, Hometown também contou com covers de clássicos do blues.
Em 1998, Popović foi para Holanda para estudar jazz guitarra, e a Hush se dissolveu.
Em 1999, Ana Popovic partiu para carreira solo na Holanda. Em 2000, ela apareceu, ao lado de Eric Burdon , Taj Mahal , Buddy Miles , Double Trouble , Eric Gales e outros, em Jimi Hendrix álbum tributo Blue Haze: Songs of Jimi Hendrix com um cover da música "Belly Button Window". Em 2001, ela lançou seu primeiro álbum solo, o Hush! , através da gravadora alemã Ruf Records . O álbum foi gravado em Memphis , com os membros da Ana Popovic Band, bem como músicos de estúdio. Foi produzido por Jim Gaines, que já trabalhou com Carlos Santana , John Lee Hooker , Alexis Korner e outros. O álbum contou com Bernard Allison como convidado. O álbum virou grande sucesso, por isso Popović deixou seus estudos de guitarra, e dedicou-se às apresentações.
Ana Popovic
Em 2003, Popovic lançou seu segundo álbum, Comfort to the Soul . O álbum, gravado em Memphis e produzido por Gaines, contou com uma fusão de blues, de rock , soul e jazz. Durante o mesmo ano, no Rhythm & Blues Festival na Bélgica , ela foi convidada por Solomon Burke para se juntar a ele no palco, depois que ela se juntou a ele no resto da turnê como convidado. Em 2005, Popović lançado álbum ao vivo e DVD intitulado Ana! , gravado em 30 de janeiro de 2005 em seu show em Amsterdam club Melkweg.
Em 2007, lançou o álbum Popovic, Ainda Fazendo História através da gravadora americana Eclecto Groove Records . Em 2009, ela lançou o álbum Blind for Love , e em 2011 o álbum Unconditional através da mesma gravadora. Ambos ainda está fazendo História e Unconditional alcançou o número um em Estados Unidos da Billboard Chart Blues.
Ana Popovic "Unconditional"
Em 2012, mudou-se para Memphis, Tennessee . Seu nono álbum de estúdio intitulado Can You Stand the Heat é anunciado para ser lançado através da gravadora ArtisteXclusive em abril de 2013, O álbum, produzido por Tony Coleman, foi gravado com John Williams no baixo, Harold Smith na guitarra base, Frank Ray Jr. no órgão e Tony Coleman na bateria.
Popovic apareceu em 2013 no New Orleans Jazz & Heritage Festival, onde ela apresentou um novo projeto: uma banda de nove elementos com o nome de Ana Popovic & Mo' Better Love.
Ana Popovic e banda
Em setembro de 2013, Popovic assinou com Monterey International booking agency. Monterey é exclusivamente representante de Ana Popovic na América do Norte, Canadá, Ásia e Austrália. Popovic compartilha a lista com Buddy Guy, Bonnie Raitt, Dr. John, Jonny Lang, Keb 'Mo', Robert Randolph, Taj Mahal e Tedeschi Trucks Band.
Ana Popovic no Salmon Arm's Roots & Blues Festival
Em 2014, ela foi nomeada para o Blues Music Award no 'blues contemporâneo Artista Feminina do Ano "da categoria.
Vamos ficar com o vídeo de "Wrong Woman" ao vivo:
Fonte de pesquisa: http://en.wikipedia.org/wiki/Ana_Popovic
Nenhum comentário:
Postar um comentário